Controlar as receitas e despesas fixas e variáveis de sua vida é essencial para ter controle das finanças e administra melhor seu dinheiro.
Para conseguir poupar ou alcançar certos objetivos é necessário ter um bom orçamento, bem estruturado e constante.
Quando não se tem controle desses gastos, é bem difícil alcançar objetivos e seguir um plano de ação para algumas coisas que exigem estrutura, tempo e paciência financeira. Outra coisa importante de mencionar é que sem um orçamento é mais fácil entrar no vermelho e se perder financeiramente.
Vamos falar um pouco como podemos dar inicio ao planejamento do seu orçamento e quais aplicativos podem ajudar nesse planejamento e organização financeira.
5 aplicativos para organizar suas finanças
O Guia Bolso é uma das plataformas mais conhecidas para organizar as finanças.
Pode ser utilizada tanto no computador pela web quanto como aplicativo, está disponível para baixar via iOS e para Android. Na hora de se cadastrar ele pede dados pessoais e também conta bancaria, mas fique tranquilo, pois é um app muito seguro.
Com ele você consegue visualizar saldos, gráficos de gastos, categorizar valores para restaurantes e outras despesas. È bem completo e te ajuda a organizar e visualizar melhor seu plano financeiro.
O Wally+ é um aplicativo que possui todas as funções para organizar seu orçamento de maneira rápida e bem fácil. Ele também possui um baita diferencial. Ele permite que você compare seu orçamento com de outras pessoas de forma anônima, dessa forma traz oportunidade de novas ideias para melhorar seu planejamento financeiro.
O MoneyCare permite que você faça comparação financeira de um mês para o outro de maneira fácil. Seu layout é divertido e nada complicado. Ele mostra as contas a pagar, em atraso e também permite programar de forma automática o que deve ser pago e em qual data. Esse app está disponível para iOS (nova versão para iPad) e para Android.
Organizze é um aplicativo que ajuda a categorizar todos os seus lançamentos. Ele gera gráficos simples, fáceis de entender, que vão auxiliar você a identificar exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. Além disso, o Organizze envia alerta sobre contas a pagar ou valores a receber de acordo com sua programação. O app está disponível para Android e iOS e possui um plano básico gratuito muito bom e completo.
O App Minhas economias é mais um que funciona como gerenciador financeiro e permite que você organize seu orçamento de maneira fácil para visualizar, planejar e estruturar.
O app Minhas Economias torna possível gerenciar contas de diversos bancos, cartões de crédito, seus investimentos, financiamentos e também a aposentadoria. O aplicativo é gratuito e disponível para Android e iOS.
Passos para fazer o seu planejamento financeiro
1. Registe e faça o somatório das receitas:
Anote no aplicativo escolhido todas as suas receitas. O importante é que anote todas as entradas, sejam fixas ou variáveis. Como exemplo, podemos citar: salários, investimentos, pensões e ouras rendas da família.
Com essa anotação é possível estimar quanto de entrada terá para cada mês e começar o planejamento.
2. Registe e faça o somatório das despesas:
Descreva as despesas, sejam elas fixas ou variáveis. As despesas é o lado negativo do orçamento, são as contas a pagar ou compras feitas dentro do mês.
Comece anotando as despesas fixas como: Energia, agua, prestação de casa, aluguel, internet, tv, gás, mercado, entre outras.
Depois anote as despesas variáveis, aquelas que não são todos os meses, mas pode ocorrer, como salão de cabelo, viagens, remédios, festa de aniversario, etc.
Quando estiver anotando as despesas da família, avalie se as variáveis são desejos ou necessidades. Separe os supérfluos dos gastos necessários. Dessa forma será mais fácil cortar custos, caso precise apertar o orçamento para um planejamento de viajem, investimento, compras de algo, etc.
3. Avalie seu saldo final:
Subtraia as despesas e veja se o seu orçamento está positivo ou negativo. Lembre-se que se estiver negativo comece os ajustes mexendo nas despesas variáveis até que o seu orçamento seja suficiente ao menos para cobrir as despesas fixas.
Caso seu saldo final seja positivo você pode começar a poupar ou investir.
4. Defina objetivos e cumpra-os:
Os objetivos a serem definidos vão depender do passo quatro, avaliar seu saldo final. Se o saldo estiver negativo, defina novas metas para sair do vermelho e siga constantemente até que atinja seu objetivo final. Mas se seu saldo final estiver no azul, defina metas para poupar ao menos 10% da sua renda ou fazer um novo investimento.
Se você gostou dessas dicas comente o que achou e compartilhe.